Curitiba Ainda faltam alguns anos para o estudante Daniel Alexandre da Silva, de 16 anos, começar sua carreira profissional. Mas nesta semana ele já pôde ter uma pequena amostra de como será o seu dia-a-dia de trabalho caso venha a atuar numa grande empresa. Daniel foi um dos 90 jovens que participaram do projeto "Empresário-sombra por um dia" da Junior Achievement. Por meio do programa, os estudantes podem passar um dia todo acompanhando o trabalho de um executivo de uma companhia.
Na última quarta-feira ele passou o dia ao lado do gerente de Recursos Humanos da Spaipa, empresa fabricante da Coca-Cola no Pa-raná, Luciano Almeida. "Primeiro assistimos a um vídeo com informações institucionais e fizemos uma visita à fábrica. Depois passei o dia acompanhando a rotina de trabalho do Luciano", conta. "É uma chance de aprender o que ninguém me ensinou no colégio nem vou aprender na faculdade, como a relação interpessoal dentro de uma empresa."
Daniel está cursando o terceiro ano do ensino médio e se prepara para prestar vestibular para o curso de Engenharia Elétrica. "Provavelmente vou escolher a área de gestão para trabalhar e por isso essa experiência vai ser importante no futuro, pois vou sempre precisar interagir com outras pessoas na companhia em que estiver."
Segundo o executivo da Spaipa, a experiência é enriquecedora para os dois lados. "Ele consegue ver a realidade de uma organização de dentro e fazer uma analogia entre aprendizado e prática", diz Almeida. "E para nós é importante porque transmitir conhecimento nos faz refletir sobre o nosso próprio trabalho e pensar mais profundamente nele através dos questionamentos dos jovens."
O programa "Executivo-sombra por um dia" acontece anualmente e, segundo a diretora da Junior Achievement Paraná, Roseni Galva, promove o encontro dos jovens que se destacaram em seus projetos de miniempresas no ano anterior e executivos de várias empresas mantenedoras e parceiras da organização.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast