Da mesma forma que estudantes brasileiros buscam a diferenciação em cursos no exterior, alunos estrangeiros vêm ao Brasil para complementar seus estudos. É o caso do norte-americano Andrew Fett, de 27 anos, que participa do programa de MBA do Instituto Superior de Administração e Economia da Fundação Getúlio Vargas (Isae/FGV). "Além da oportunidade de trabalho, escolhi o Brasil pela necessidade de se compreender como os negócios funcionam em outros ambientes e pela economia estar crescendo por aqui", diz "Hoje os negócios são globalizados e a experiência em outros países é fundamental."
Fett e outros alunos do mestrado internacional da Moore School of Business, do estado norte-americano da Carolina do Sul, participam do programa "Doing Business in Brazil", pelo qual jovens executivos têm a possibilidade de estagiar em empresas paranaenses e freqüentar aulas nos cursos de MBA, além das aulas de português. "Nosso objetivo é apresentar aos estudantes estrangeiros o mercado econômico e corporativo brasileiro", explica George Natividade Filho, da diretoria do Isae/FGV.
Um programa bem diferente é o da Universidade Federal do Paraná (UFPR) os alunos latino-americanos, africanos e asiáticos podem fazer o curso integral na instituição por meio de programas de cooperação internacional. A universidade é signatária de um Protocolo dos ministérios das Relações Exteriores e da Educação que concede vagas para alunos oriundos de países latino-americanos e de língua portuguesa e demais países em desenvolvimento. Para participar, o pretendente deve procurar a Embaixada do Brasil no seu país de origem. Foi assim que o estudante Policiano Gomes, de Guiné Bissau, está tendo a oportunidade de cursar Relações Públicas aqui. "O país é um exemplo de formação para nós e a vinda para o Brasil não está restrita ao curso, mas engloba o aprendizado da organização da sociedade, como transporte e saneamento."
Com 27 anos, Gomes pretende aplicar os conhecimentos adquiridos no Brasil para desenvolver um trabalho com a sociedade civil de Guiné, com adaptações de projetos brasileiros como o orçamento participativo de Porto Alegre ou o projeto da Pastoral da Criança. "É um dos caminhos da luta contra a pobreza no meu país, para uma população que precisa de modelos".
Serviço:
Isae/FGV(41) 3321-7833 ou www.fgvpr.br/smart/programas_inter.asp.
PUCPR(41) 3271-1697 ou www.pucpr.br (link "Intercâmbio universitário")
UFPRUnidade de Intercâmbio e Mobilidade Acadêmica (Uima)(41) 3310-2705 ou www.uima.ufpr.br.
Unicenp(41) 3317-3193 ou www.unicenp.edu.br (link "relações internacionais")
UniFAE(41) 2105-4444 ou www.fae.edu/nri/nri_index.asp.
UTFPRAssessoria de Relações Internacionais (Arint)(41) 3310-4436 ou www.cefetpr.br/arint.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast