Os Estados Unidos estão preparados para reduzir subsídios agrícolas, mas querem assegurar acesso de seus produtos a mercados de outros países, afirmou o presidente George W. Bush neste sábado (10).
Bush está no Uruguai, na segunda etapa de sua turnê pela América Latina, depois de visitar o Brasil.
Em uma coletiva de imprensa neste sábado, Bush disse ter conversado com o presidente uruguaio Tabaré Vázquez sobre como fazer avançar as negociações comerciais da Rodada de Doha, que têm como objetivo reduzir as barreiras mundiais ao livre comércio. Ele afirmou também estar otimista com a perspectiva de se atingir um acordo global.
"Os Estados Unidos estão plenamente preparados para reduzir subsídios agrícolas, nós apenas queremos ter certeza de que há acesso de mercado para os nossos produtos", afirmou Bush.
Grandes produtores agrícolas sul-americanos, como o Brasil, foram chaves para pôr freios em Doha ao insistirem, ao lado de outras economias emergentes, em que os Estados Unidos reduzam seus subsídios e que a União Européia corte tarifas de importação para produtos agrícolas.
No Brasil
Após três horas de reunião a portas fechadas na manhã deste sábado (10) em São Paulo, a representante de Comércio dos Estados Unidos, Susan Schwab, e o ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, se mostraram otimistas quanto ao destravamento da Rodada de Doha.
O discurso, no entanto, não parece tão afinado. Enquanto Amorim declarou que "um desenho final" para a retomada das negociações deve ocorrer no final de abril ou maio, Susan afirmou que "não há prazo final", para isso.
Em relação ao encontro de Susan com empresário da indústria e do agronegócio, na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), não houve tanto otimismo.
Os EUA não quiseram falar em redução de subsídios e barreiras aos produtos brasileiros, e o presidente da Fiesp, Paulo Skaf, afirmou: "Não daremos nada se não houve em troca algo de interesse do nosso país." Turnê na América Latina
O presidente Bush está fazendo uma turnê por cinco países da América Latina. Na sexta-feira (9) esteve no Brasil e neste sábado está no Uruguai.
Em sua passagem por São Paulo, Bush foi recebido com protestos. O mesmo aconteceu em território uruguaio.
Infográfico mostra os interesses de Brasil e EUA na viagem de Bush à América Latina. Veja também vídeos e uma galeria de fotos das manifestações em São Paulo durante a visita do presidente norte-americano.
Do Uruguai, o presidente americano segue para Colômbia, Guatemala e México.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast