Os Estados Unidos iniciaram o ano fiscal de 2010 com déficit orçamentário recorde para o mês de outubro, logo após divulgar déficit também recorde de 1,4 trilhão de dólares no ano fiscal de 2009.
O Departamento do Tesouro informou nesta quinta-feira (12) saldo negativo de 176,36 bilhões de dólares em outubro, quinto maior déficit da história para um único mês.
O dado superou as expectativas de analistas de Wall Street, de 150 bilhões de dólares, e também o déficit de outubro do ano passado, de 155,5 bilhões de dólares.
O relatório mostrou um buraco crescente entre os gastos do governo e as receitas, no momento em que a economia ainda frágil começa a sair da recessão mais profunda em 70 anos.
O governo agora contabiliza déficits por 13 meses seguidos, maior sequência da história, segundo o Tesouro.
Em outubro, as despesas foram de 311,69 bilhões de dólares, ao passo que as receitas totalizaram 135,33 bilhões de dólares.
O Tesouro também afirmou que comprou 7,8 bilhões de dólares em ativos lastreados em hipotecas de agências de financiamento imobiliário em outubro, ante 21,5 bilhões de dólares adquiridos um ano antes.