As exportações brasileiras de petróleo deram um salto de 64,4% em dezembro em relação ao volume vendido ao exterior em novembro, mostram dados divulgados nesta segunda-feira pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.
As exportações de petróleo bruto em dezembro somaram 3,54 milhões de toneladas, contra um volume de 2,15 milhões de toneladas alcançado em novembro.
O aumento expressivo das exportações de petróleo pode estar relacionado ao aumento de produção da Petrobras. A estatal ainda não divulgou dados de produção de dezembro, mas informou recentemente que esperava atingir um pico da ordem de 2,2 milhões de barris diários no mês.
Na média de 2011 até novembro, a produção de petróleo da Petrobras no Brasil atingiu 2,016 milhões de barris/dia. A média de 2010 foi de 2,003 milhões de barris.
Apesar do crescimento expressivo, a exportação de petróleo do Brasil ainda está longe do patamar registrado em dezembro de 2010, quando atingiu 5,47 milhões de toneladas.
Segundo dados da balança comercial brasileira, a receita com exportações de petróleo foi de 2,52 bilhões de dólares em dezembro, ante uma cifra de 1,52 bilhão de dólares registrada em novembro e 2,81 bilhões alcançados no mesmo período de 2010.
Prejuízo recorde ressalta uso político e má gestão das empresas estatais sob Lula 3
Moraes enfrenta dilema com convite de Trump a Bolsonaro, e enrolação pode ser recurso
Carta sobre inflação é mau começo para Galípolo no BC
Como obsessão woke e negligência contribuíram para que o fogo se alastrasse na Califórnia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast