Com receitas bilionárias vindas da publicidade online, o Facebook agora está preparando suas próprias campanhas publicitárias, mas com um destino diferente do que a companhia vende para seus clientes. Segundo reportagem do jornal britânico Financial Times, a rede social vem aumentando seu investimento em publicidade na mídia tradicional, como TVs e outdoors.
VÍDEO: Assista a um dos comerciais do Facebook no Reino Unido
O investimento em mídia tradicional disparou no início deste ano, quando o Facebook lançou uma nova campanha no Reino Unido. Os anúncios, que não enfatizam a marca e mostram amigos em situações descontraídas, apareceram na TV, no metrô de Londres e na mídia impressa.
Dados da Nielsen apresentados pelo FT mostram que a companhia já gastou 6 milhões de libras com anúncios neste ano, contra 16 mil libras no ano passado – foram 3 milhões de libras para TV, 1,5 milhão para outdoors, 900 mil em cinemas e 600 mil em mídia impressa.
O movimento do Facebook acompanha o de outras empresas de tecnologia, como Google, Amazon, Apple e Priceline, que já reservam parte de seus orçamentos de marketing para publicidade tradicional. A Apple, por exemplo, fez um investimento pesado no lançamento do iPhone6, em uma campanha global chamada “Shot on iPhone6, enquanto o Google recorreu a meios tradicionais para promover seu sistema operacional Android e canais do YouTube.
Ao FT, Shaun Gregory, executivo-chefe de uma empresa que vende espaços de propaganda no metrô de Londres, disse que prevê que o Facebook se tornará um grande anunciante nos próximos anos porque a mídia de massa está ajudando a empresa a construir uma marca e uma relação de confiança com os consumidores.
Our Friends from Facebook on Vimeo.
Mais “taxa das blusinhas”? Alta do ICMS divide indústria nacional e sites estrangeiros
O que propõe o acordo UE-Mercosul, desejado por Lula e rejeitado por agricultores europeus
O ataque grotesco de Lewandowski à imunidade parlamentar
Marcos Pereira diz que anistia a réus do 8/1 não deve ser votada agora para não ser derrubada no STF
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast