A operadora de telefonia fixa GVT informou nesta sexta-feira (1.°) que a pane que impediu a realização de ligações em Curitiba na quinta-feira (31) aconteceu por uma falha de comunicação entre equipamentos da empresa.
Na capital, há uma central da empresa que repassa todos as informações e sinais para outras mini-centrais. Em Curitiba e região metropolitana (RMC) existem mais de 300 minicentrais, e a pane ocorreu durante a transmissão de uma central à outra.
Segundo a empresa, técnicos atenderam a todas as ocorrências registradas pelos usuários na quinta e sexta-feira. A GVT informa que no momento não há mais nenhuma oscilação nas redes. O último serviço para restauração do problema foi realizado na madrugada de sexta.
Embora a empresa afirme que não há mais problemas, a jornalista Marli Lima, usuária do serviço fixo da empresa, relata que teve problemas na quinta e que nesta sexta passou o dia todo sem poder usar o telefone. "Na quinta fiquei sem linha, porém logo voltou ao normal. Na sexta o problema retornou e não consegui efetuar ligações", afirma.
Outros usuários ouvidos pela reportagem da Gazeta do Povo afirmaram que tiveram problemas com o serviço, mas técnicos solucionaram a pane. Segundo a empresária Lilian Buzek, às 7h30 técnicos da GVT apareceram em sua empresa para mexer nas linhas telefônicas. "Eles chegaram cedo e disseram que o problema foi aqui na empresa. Eu não acreditei muito, parecia que não queriam admitir o erro", disse.
O Procon-PR informa que os usuários podem reclamar com a GVT e caso o problema não seja solucionado devem protocolar uma reclamação no órgão.