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Uma pane na rede de telefonia fixa da operadora GVT impediu usuários do sistema de realizar ligações nesta quinta-feira (31) em Curitiba. Às 13h05, de acordo com a empresa, as linhas telefônicas voltaram a funcionar, mas clientes de algumas partes da capital continuaram reclamando do problema durante à tarde. A operadora GVT não soube informar quais bairros foram afetados, nem qual o motivo do problema.

No fim da tarde, a GVT enviou um comunicado à imprensa informando que as rotas de comunicação com as outras operadoras de telefonia sofreram oscilações durante duas horas e meia na capital. Uma equipe da companhia, em conjunto com especialistas da empresa fornecedora de equipamentos, analisa em detalhes as causas da pane. O motivo do problema será divulgado apenas nesta sexta-feira (1.°).

A instabilidade na rede de Curitiba foi detectada pela empresa às 10h28 e permaneceu por duas horas. O serviço foi regularizado parcilmente às 13h05. Segundo a empresa, a comunicação pela internet funcionou normalmente. A GVT informou que para esclarecer qualquer dúvida sobre o serviço, os clientes podem ligar para o número 103 25.

Transtornos

A usuária Lilian Zubek conta que passou o dia todo sem poder utilizar os telefones. Lilian tem uma empresa de assessoria em comércio exterior e todo a comunicação é feita por telefone. "Temos várias linhas nos escritórios e o uso do telefone é essencial. Ficamos sem fazer contatos importantes o dia inteiro", reclama.

Lilian ainda conta que uma de suas funcionárias chegou a entrar em contato com a GVT para obter informações do problema. Ela foi informada que somente nesta sexta-feira (1.º) de manhã o caso será sanado.

O empresário Luís Guilherme de Castro possui quatro linhas telefônicas da operadora na empresa. Ele afirmou que no início da manhã fez ligações normalmente, mas, por volta das 10h, não conseguiu mais utilizar nenhum dos ramais. "Achei que era um problema na nossa central telefônica", diz. "Aí tentei ligar do celular para o 0800 da GVT e não consegui, tentei ligar para outros números da GVT e também não deu certo. Dá sinal de ocupado", explica. "Para telefones de outras operadoras, eu consigo ligar do meu celular".

Castro contou que trabalhou o restante da manhã utilizando o celular, por isso os serviços na sua empresa não ficaram totalmente paralisados. "Nossos contatos com clientes são basicamente por telefone, porém não tivemos conseqüências por causa dos celulares", afirma.

Internet

Embora a GVT informe que os problemas ficaram restritos aos serviços de telefonia fixa, o empresário curitibano Jeferson Luiz Javorsky diz que desde as 11 horas de quarta-feira não consegue usar o serviço de internet da operadora.

Diretor da Prodata Fomento Mercantil, Javorsky registrou quatro protocolos de reclamação na GVT em pouco mais de 24 horas para pedir uma solução. "Movimentamos milhões de reais diariamente com operações de fomento mercantil. E todas as operações são via internet, o que significa que estamos parados há mais de um dia", diz. "A situação só complicou nesta quinta, quando ficamos das 11h30 até 14h45 sem poder usar o telefone".

Segundo ele, embora parte do serviço telefônico tenha voltado ao normal, algumas linhas da empresa continuam sem funcionar.

Javorsky reclama também do atendimento prestado por um dos dois técnicos que o visitaram desde quarta. "Ele me informou que, para resolver o problema da internet, teria que trocar algumas peças. O que só seria possível na sexta ou na próxima segunda-feira.

Ao entrar em contato com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), o empresário soube que a empresa teria um prazo de cinco dias úteis para resolver o problema.

O Procon-PR informa que os usuários podem reclamar com a GVT e caso o problema não seja solucionado devem protocolar uma reclamação do órgão do consumidor.

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