A mexicana Femsa afirmou nesta terça-feira (12) que pode usar sua participação de 5,7 bilhões de dólares na cervejaria holandesa Heineken, resultado da venda de sua unidade de cerveja, como garantia para empréstimos.

CARREGANDO :)

Em acordo anunciado na segunda-feira, a Heineken irá comprar as operações de cerveja da Femsa, empresa de bebidas com sede em Monterrey, no México e segunda maior cervejeira do país, aumentando a presença da companhia holandesa em mercados emergentes.

O negócio, feito totalmente em ações, torna a Femsa a segunda maior acionista da Heineken, com uma participação de 20 por cento.

Publicidade

"As ações (da Heineken) que serão propriedade da Femsa podem perfeitamente ser usadas para conseguir empréstimos", disse o vice-presidente financeiro da Femsa, Javier Astaburuaga, à Reuters.

A Femsa afirmou que poderá aproveitar o fato de ter uma dívida relativamente pequena para buscar oportunidades de aquisição para sua unidade engarrafadora de refrigerantes, além de impulsionar a expansão da rede de lojas de conveniência OXXO, que já mostra um forte crescimento.

O presidente-executivo da Heineken, Jean-Francois van Boxmeer, afirmou em entrevista coletiva em Monterrey que está ansioso para começar a fabricação de sua principal marca Heineken no México o mais cedo possível.