Manter a vida financeira em ordem é como fazer exercícios físicos. É preciso disciplina, planejamento e força de vontade. E os resultados também são parecidos. Se os exercícios garantem saúde física, a organização financeira garante tranquilidade para lidar com emergências e ajuda a realizar sonhos de consumo. Para ajudar na sua rotina, a Gazeta do Povo elaborou um Guia de Finanças Pessoais, com orientações de especialistas sobre alguns passos que vão garantir o sucesso do seu planejamento financeiro.
Autoconhecimento
Antes de começar a planejar você precisa refletir sobre sua relação com o dinheiro. Você é organizado ou tem dificuldade para lidar com o cartão de crédito? Você conhece bem os instrumentos financeiros, ou precisa de ajuda? Essa reflexão vai ajudá-lo a entender o tamanho do desafio para economizar. Também é importante conhecer o seu perfil como investidor. Você tem aversão a perdas ou quer arriscar? A partir disso, você pode escolher os melhores investimentos.
Organização
Além de saber organizar os gastos para conseguir poupar, é preciso dar atenção a detalhes que, se não forem devidamente analisados, podem gerar um verdadeiro caos no seu planejamento financeiro. Você precisa saber qual a sua renda, no que você gasta e como poderia aumentar a poupança. Se você tem dívidas, esse segundo passo é a hora de colocar as contas em dia.
Investimentos
Se você já sabe qual é o seu perfil de investidor e conseguiu se organizar para economizar, pode agora analisar suas opções. Há boas opções no mercado que estão à disposição de todos. Não tenha preguiça nem receio de procurar a melhor rentabilidade dentro do seu perfil de investidor.
Acompanhamento
Os desafios que você enfrenta mudam ao longo da vida e é preciso estar preparado. Com as finanças pessoais, não é diferente. Você precisa se adaptar às mudanças e se preparar para assumir novos planos. Pensar em seguros e previdência, por exemplo, fazem parte dessa visão de longo prazo.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
A gestão pública, um pouco menos engessada