Trabalhadores dos Correios do Paraná realizam uma paralisação de 24 horas nesta quarta-feira (27), integrando um ato nacional que também conta com a adesão de outros 22 sindicatos do Distrito Federal e de 16 estados brasileiros (Amazonas, Alagoas, Ceará, São Paulo, Espírito Santo, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Bahia, Goiás, Pará, Acre e Mato Grosso do Sul).
No Paraná, a paralisação atinge agências dos municípios de Curitiba, Londrina, Maringá, Cascavel, Ponta Grossa, Pérola, Morretes, Bocaiúva do Sul, Colombo, Matinhos, Praia de Leste, Rio Branco do Sul e Itaperuçu. Em Curitiba, trabalhadores bloquearam a saída de caminhões do serviço Sedex e a entrega está paralisada.
O ato integra o calendário de lutas da categoria, definido em janeiro no conselho dos sindicatos filiados à Federação Nacional dos Trabalhadores em Empresas de Correios e Telégrafos e Similares (Fentect).
Neste ano, as principais reivindicações da categoria são a manutenção de emprefos, melhores condições de trabalho e mais segurança nas agências. A mobilização também serve como protesto contra o rombo do Postalis (fundo de pensão dos funcionários dos Correios) e contra a privatização da empresa.