As fabricantes de cerveja japonesas, incluindo o Asahi Group Holdings e a Kirin Holdings possuem mais de 90% de seu mercado doméstico| Foto: Issei Kato/Reuters

A fusão de US$ 100 bilhões entre a Anheuser-Busch InBev e a SABMiller será um alerta para as ambições internacionais das cervejarias japonesas, que estão lutando para crescer no mercado doméstico, saturado e cada vez menor.

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As fabricantes de cerveja japonesas, incluindo o Asahi Group Holdings e a Kirin Holdings possuem mais de 90% de seu mercado doméstico, mas são pequenas em termos globais, apesar das promessas de longa data de expansão internacional conforme o mercado de cerveja no Japão desacelera.

Se a AB InBev e a SABMiller tiverem sucesso na fusão, elas vão presentear as cervejarias japonesas com mais um forte competidor internacional.

Por outro lado, se a mega-fusão forçar as duas companhias a se desfazer de ativos para apaziguar os reguladores da competição, então a Asahi, a Kirin e a Suntory Holdings, que não é listada, entrarão em uma corrida para agarrar esses ativos, segundo fontes familiarizadas com o assunto.

“Isso vai dar às cervejarias japonesas uma chance de avançar com sua expansão global”, disse Yoshiyasu Okihira, analista da SMBC Nikko.