As operadoras de planos de saúde já preveem reajustes mais salgados na renovação dos contratos com clientes por conta da pandemia de gripe A, também conhecida como gripe suína. De acordo com as empresas, o aumento do número de atendimentos de emergência e de internações elevaram os custos dos planos e cresce a tendência de repasse no próximo reajuste.
A gripe deve pressionar principalmente o segmento empresarial, cuja negociação é livre entre a operadora e as companhias e o reajuste é realizado no aniversário do contrato. No caso dos contratos individuais, o aumento é estipulado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mas as operadoras querem que a entidade também compute os efeitos da doença nos repasses para o próximo ano.
Segundo a Associação Brasileira de Medicina de Grupo (Abramge), o número de consultas e exames por causa da suspeita da nova gripe subiu até 30% em julho. "Os hospitais tiveram que reforçar o atendimento em ambulatórios, nos plantões e nos prontos-socorros. Esse custo terá que ser repassado", diz Arlindo de Almeida, presidente da entidade. Antes do boom da nova gripe, os reajustes dos planos empresariais tinham ficado, em média, entre 7% e 10%. Algumas operadoras calculam que a gripe poderá elevar esse índice entre três e quatro pontos porcentuais.
Com 434 mil clientes, a Unimed Curitiba registrou um aumento de 25% no volume de consultas em relação à média mensal, que é de 225 mil. Somente esse aumento significa um custo adicional de R$ 2 milhões, segundo o diretor geral, Sérgio Ossamu Ioshii. De acordo com ele, a intenção é tentar negociar um reajuste maior para compensar o aumento dos custos, mas Ioshii admite que espera uma discussão difícil devido ao atual cenário econômico, em que a redução de gastos virou a palavra de ordem das empresas.
A Amil, por sua vez, espera concluir dentro de 45 dias um levantamento dos impactos da gripe nos custos da operação. Segundo André Madureira, superintendente da Amil no Paraná onde a empresa tem cerca de 220 mil clientes houve um aumento de 35% no número de internamentos, de exames e consultas no pronto-atendimento. "Está claro que há uma pressão nos custos que deverá ser repassada. Mas o porcentual vai depender de cada contrato e do número de casos da doença em cada empresa", afirma.
A Amil investiu R$ 100 mil em ações ligadas à prevenção da gripe, como a impressão de folders, cartazes e informativos, além da criação de um serviço de 0800 para tirar dúvidas. De acordo com Cristiane Prado, diretora médica da Amil no Paraná, três unidades passaram a concentrar os atendimentos nessa área. "Optamos por cancelar algumas cirurgias eletivas para concentrar o atendimento nos casos de gripe", diz.
Volume
Muitos hospitais tiveram de improvisar mais ambulatórios para atender à procura de pessoas e a expectativa é que os volumes de internação se mantenham em patamares elevados até o fim e setembro. Na Amil, entre os casos de maior gravidade, 8% foram encaminhados à Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A operadora estima que cada internação com assistência respiratória 24 horas custa entre R$ 10 mil e R$ 12 mil por dia.
De acordo com o diretor da regional Sul do grupo Vita, José Octávio Leme, houve uma "explosão" de atendimentos nos prontos-socorros dos dois hospitais da empresa em Curitiba. No Vita Curitiba foram 1,2 mil atendimentos a mais alta de 12% e no Vita Batel cerca de mil novos atendimentos, crescimento de 24%. A situação obrigou a instalação de três ambulatórios móveis, montados em contêineres, e a contratação de mais oito técnicos e enfermeiros. "A gripe elevou o nosso custo mensal em R$ 50 mil", conta.
Margens
Para o presidente da Abramge, o setor opera com margens apertadas e o equilíbrio econômico-financeiro dos hospitais e operadoras precisa ser preservado. Ele admite, no entanto, que não será fácil negociar repasses dos custos em um ambiente econômico complicado.
O setor de saúde privada, que movimenta R$ 59 bilhões por ano e reúne 52 milhões de beneficiários no país, já enfrenta forte resistência das empresas na hora de negociar reajustes. Esse embate ganha força agora, já que a maior parte dos contratos empresariais tem aniversário no segundo semestre.
A crise econômica vinha pressionando os volumes de atendimentos porque muitos trabalhadores, por receio de perder emprego, anteciparam procedimentos. Quem foi demitido de empresas que mantiveram o plano de saúde válido por alguns meses também aproveitou para fazer exames, consultas e cirurgias. "Antes da gripe já estávamos com um aumento de 10% acima da média", afirma Ioshii, da Unimed Curitiba.
Guilherme Lorenzi, diretor do plano Saúde Ideal, diz que o volume de consultas no pronto-atendimento cresceu 10%, para 2.277, na comparação com o mesmo período do ano passado. Apesar do aumento, ele garante que ainda não há intenção de repassar esses custos para os próximos reajustes. "Mas ainda teremos que fazer os cálculos desse impacto, que só devem ficar prontos dentro de 30 dias", acrescenta.