A General Motors do Brasil inaugurou nesta quinta-feira (06) uma central logística no Complexo Industrial e Portuário Governador Eraldo Gueiros - Porto de Suape -, em Ipojuca (PE). O objetivo é receber veículos importados, armazená-los e distribuí-los para 14 estados das regiões Nordeste e Norte do Brasil. A formalização do projeto ao governo pernambucano havia sido feita pela diretoria em nove de maio de 2008. O investimento está orçado em R$ 30 milhões.De acordo com a GM, a operação começa com o modelo Chevrolet Agile, produzido em Rosario, Argentina. O pátio em Suape tem uma capacidade de movimentação de até 25 mil veículos anuais.
"A decisão de iniciar este projeto representa uma importante otimização na logística de importação e distribuição de veículos. Com a nova central em Pernambuco, a GM vai reduzir o tempo de entrega dos carros Chevrolet, com foco em atender melhor os consumidores", destacou o presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, Jaime Ardila, durante a inauguração.
Ardila acrescenta, ainda, que a GM decidiu investir em Pernambuco, pelo grande potencial de crescimento do estado e também pela perspectiva de desenvolvimento sustentável das regiões Nordeste e Norte.
De acordo com a GM, as vendas de veículos no Nordeste tiveram expressivo crescimento nos últimos cinco anos, no período de 2005 a 2009, superando a média registrada pelo setor como um todo.
O evento de inauguração oficial contou com as participações do governador do estado de Pernambuco, Eduardo Campos, do secretário estadual do Desenvolvimento Econômico, Fernando Bezerra Coelho, dentre outras autoridades - além de diretores do Complexo de Suape e outras autoridades locais.
Infraestrutura
O pátio de veículos ocupa uma área de 37 mil metros quadrados. Para movimentar os veículos e garantir o funcionamento de toda a operação, serão necessárias cerca de 200 pessoas, incluindo mão-de-obra portuária, operadores de logística, os transportadores autônomos e grupo de apoio administrativo, dentre outros.
As atividades de toda a operação da central logística incluem desde o atracamento dos navios, inspeção de qualidade, transferência dos veículos até o pátio, seu armazenamento, preparação dos veículos nos pátios de estacionamento e de carregamento para seu transporte em carretas (cegonheiras) destinadas para as regiões Nordeste e Norte, bem como escritórios e vestiários dos funcionários e dos operadores de logística.