A General Motors divulgou na terça-feira uma queda de 24 por cento nas vendas nos Estados Unidos em junho, taxa acima do esperado.
Montadoras norte-americanas perderam mercado para a Toyota Motor e para outras marcas japonesas em um mercado de demanda em queda face o preço elevado da gasolina e dificuldades no mercado imobiliário.
As ações da GM despencaram mais de 4 por cento na véspera em reação às indicações de que a maior montadora dos EUA terá que responder a queda das vendas com descontos maiores.
As vendas de rivais de Detroit também caíram em junho, enquanto Toyota, Honda Motor e Nissan Motor avançaram depois de tomaram o passo incomum de aumentarem gastos com feirões.
"O impulso nas vendas (das marcas japonesas) aconteceu por conta dos grandes incentivos aos consumidores", disse Atsushi Kawai, analista do setor de automóveis na Mizuho Investors Securities, em Tóquio. Ele espera mais avanços das marcas japonesas para o restante do ano.
As vendas da Toyota subiram 6 por cento e as da Honda cresceram 7 por cento em junho nos EUA. Enquanto isso, Ford viu recuo de 11 por cento.
Como um todo, as vendas de veículos no mercado norte-americano caíram 1,5 por cento no primeiro semestre. Mas a Toyota registrou crescimento de 9 por cento, superando a Ford no posto de segunda maior montadora dos EUA, atrás da GM, em vendas.
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