O gigante da internet Google planeja compilar perfis psicológicos de milhões de usuários da web, monitorando secretamente o modo como eles atuam em jogos on-line. A companhia acredita que isso pode dar informações sobre as preferências e tipos de personalidade, o que poderia ser vendido para anunciantes. Detalhes sobre uma pessoa que é mais agressiva, hostil ou desonesta, por exemplo, poderiam ser guardados para uso futuro.
Segundo o site do jornal britânico "The Guardian", a jogada tem intenção de adequar as propagandas aos jogadores on-line, informando gostos e interesses específicos. Mas isso preocupa os defensores da privacidade, que afirmam que a possibilidade é "alarmante". "Eu posso entender o interesse nisso, mas ficaria bastante perturbada com uma companhia tendo controle dessa informação", disse Sue Charman, da campanha on-line Open Rights Group.
Os planos do Google estão detalhados em uma patente requerida na Europa e nos Estados Unidos mês passado. Ela afirma que pessoas na web em jogos como Second Life e World of Warcraft seriam particularmente bons alvos, porque interagem com outros jogadores e tomam decisões que podem refletir em seu comportamento na vida real. As informações poderiam ser utilizadas para fazer as propagandas parecerem dentro do jogo mais relevantes aos usuários. O Google também poderia monitorar jogadores em qualquer console com acesso à internet, como PlayStation, Wii e Xbox.
Vendendo mais
Nem todas as interferências feitas ao monitorar a atividade dos usuários se apóiam nas pistas psicológicas. "Em um jogo de corrida, por exemplo, depois que o usuário bate seu carro, o anunciante pode exibir algum produto que teria aliviado a batida. Ou se o usuário está jogando por mais de duas horas, o sistema pode mostrar anúncios da Pizza Hut, Coca-Cola, e cafés", diz a patente.
Algumas companhias da web já pesquisam a atividade on-line, como buscas e e-mail, para disponibilizar propagandas de acordo com o comportamento do usuário. Mas os perfis extensos propostos pelo Google vão além dos exemplos existentes. Apesar de a técnica proposta requerer que os publicadores de jogos incorporem a tecnologia do Google, especialistas da indústria acreditam que isso não será problema: eles estão cada vez mais buscando por novas formas de fazer dinheiro. É estimado que cerca de US$ 500 milhões serão gastos em propaganda dentro de jogos este ano, chegando a US$ 2 bilhões em 2010.
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