A Secretaria da Fazenda do Governo do Paraná começou a enviar, nesta segunda-feira (16), os boletos de cobrança do Imposto sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) de 2012. Serão postadas nos Correios 3,7 milhões de correspondências. Os proprietários de veículos com placas de final 1, 2 e 3 serão os primeiros a receber os boletos, que dão desconto de 5% para o pagamento integral.
O pagamento à vista pode ser feito pelos motoristas entre os dias 8 e 24 de fevereiro. A partir de março, é possível fazer o pagamento parcelado em cinco vezes: março, abril, maio, junho e julho. A tabela de quitação varia de acordo com o final da placa do automóvel, e tem vencimento entre os dias 12 e 23 de cada mês.
O governo estadual estima arrecadar R$ 1,9 bilhão com o IPVA neste ano, valor superior ao pago pelos proprietários de carros no Paraná em 2011: R$ 1,65 bilhão. O aumento é estimado em função do aumento da frota de veículos e o pagamento de débitos de anos anteriores.
A alíquota do imposto é a mesma de anos anteriores: 2,5% para veículos em geral e 1% para ônibus e caminhões. O setor de Arrecadação da Secretaria da Fazenda estima que donos de carros usados devam pagar 6% a menos de IPVA em 2012 do que no ano passado. A redução deve-se a desvalorização dos automóveis em uso, já que o estado usa a tabela de preços da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) como referência para cobrar o imposto.
Pagamento
O IPVA pode ser pago em qualquer banco ou em casas lotéricas com o boleto, que está sendo enviado pelo governo do Paraná a partir desta segunda. No Banco do Brasil e no Itaú é possível fazer o pagamento somente com o número do Renavan de cada automóvel.
Quem não receber o boleto de cobrança pode imprimir o documento no site da secretaria da Fazenda, onde é possível verificar também se o IPVA de anos anteriores está atrasado e o valor do débito.