O Ministério da Fazenda informou nesta segunda-feira (20) que o governo decidiu estender a redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) para máquinas de lavar com até 20 quilos de capacidade.
A redução do imposto de 20% para 10%, anunciada na última sexta-feira (17) pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega, valia somente para máquinas de lavar com até 10 quilos de capacidade.
O G1 verificou, na internet, que há alguns modelos de máquinas de lavar de até 10 quilos, mas que também há vários modelos com capacidade intermediária (entre 10 quilos e 12 quilos).
Decreto
Para ampliar o benefício para máquinas de lavar até 20 quilos, o governo vai republicar o decreto que saiu na última sexta-feira (17), informou o Ministério da Fazenda.
Segundo o governo, as vendas que foram feitas neste último fim de semana, com o IPI menor, também são válidas para máquinas de até 20 quilos.
As máquinas de lavar com mais de 20 quilos de capacidade já possuem alíquota zero do imposto, por serem consideradas bens de capital, ou seja, maquinário industrial.
Linha branca
Além da redução do IPI para máquinas de lavar, o governo também anunciou, na semana passada, a diminuição do imposto sobre geladeiras, de 15% para 5%; para fogões, de 5% para zero, e para tanquinhos, de 10% para zero.
Reforma tributária eleva imposto de profissionais liberais
Sem Rodeios: José Dirceu ganha aval do Supremo Tribunal Federal para salvar governo Lula. Assista
Além do Google, AGU aumenta pressão sobre redes sociais para blindar governo
Quais são as piores rodovias do Brasil que estão concedidas à iniciativa privada
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast