O governo Lula estuda reabrir compra das ações da Petrobras com recursos do FGTS. Segundo reportagem publicada neste domingo no Jornal "Folha de S.Paulo", o dinheiro arrecadado seria usado para capitalizar a empresa para a exploração dos poços do pré-sal.
Segundo a reportagem, quem já tem ações da Petrobras comprada com recursos do fundo também poderia voltar a aplicar recursos remanescentes nos papéis.
Entretanto, para permitir a capitalização, será preciso mudar a lei. Isto porque a legislação que permitiu a compra só liberava uma única aquisição.
A primeira vez que o governo permitiu o uso do FGTS para a compra de ações foi em 2000. Naquela época, 312 mil trabalhadores adquiriam as ações. De lá para cá, os preços dos papéis já multiplicaram, os papéis se valorizaram mais de 750%, isto significa que a aplicação foi multiplicada em mais de oito vezes. Só no último ano, apesar da crise financeira, as ações se valorizaram mais de 30%.
Em 2002, o governo liberou a compra de ações da Vale do Rio Doce, durante seu processo de privatização. Mais de 700 mil trabalhadores compraram os papéis. Desde então,as ações renderam mais de 800%, ou mais de nove vezes o valor das aplilcações. 728 milSaques por conta da crise
No entanto, temendo perder parte de seu investimento por conta da crise, alguns investidores correram aos bancos para sacar. O fundo FGTS-Petrobras perdeu 18,28% este ano e o FGTS-Vale, 24,65%. Mas, segundo especialistas, ainda não há motivo para se desesperar: os ganhos desses fundos ainda são bastante superiores à correção do FGTS e ganham até do principal indicador da Bolsa, o Ibovespa, nos períodos.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast