Maria das Graças Foster, presidente da Petrobras, é a vigésima mulher mais poderosa do mundo, segundo a revista "Forbes", cuja lista foi divulgada nesta quarta-feira (22). Na lista, a presidente Dilma Rousseff aparece na terceira colocação é a capa da publicação. A primeira posição pertence à Angela Merkel, chanceler da Alemanha.

CARREGANDO :)

Em relação às executivas, estão na frente de Graça apenas Jill Abramson, editora-executiva do New York Times (na quinta posição), Sheryl Sandberg, diretora de Operações do Facebook (em 10ª), Indra Nooyi, da Pepsico (em 12ª), Irene Rosenfeld, da Kraft Foods (13ª), Virginia Rometty, da IBM (15ª), Ursula Burns, da Xerox (17ª) e Meg Whitman, da HP (em 18ª).

Graça é a primeira mulher a presidir a Petrobras. Ela é formada em engenharia química pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e tem mestrado em engenharia nuclear pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. A Forbes diz ainda que Graça tem ligação estreita com Dilma, já que foi secretária de Petróleo e Gás quando Dilma era então ministra de Minas e Energia.

Publicidade

A publicação diz que "Os analistas afirmam que a capacidade de produção da mamute Petrobras é tremendamente importante. E com faturamento de mais de US$ 130 bilhões, a empresa, que produz 91% do petróleo do Brasil e 90% do seu gás natural, certamente está fazendo a sua parte internamente".