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paralisação

Greve dos bancários chega ao 10º dia com 290 agências fechadas em Curitiba e região

A categoria reivindica reajuste salarial de 16%, mas as instituições ofereceram 5,5% | Antônio More/Gazeta do Povo
A categoria reivindica reajuste salarial de 16%, mas as instituições ofereceram 5,5% (Foto: Antônio More/Gazeta do Povo)

A greve dos bancários, que ocorre em todo o país, completou 10 dias nesta quinta-feira (15), somando 290 agências e 11 centros administrativos fechados em Curitiba e região, segundo balanço divulgado pelo sindicato da categoria.

No momento, 13,6 mil bancários estão de braços cruzados na capital e cidades vizinhas – número que, conforme o Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, representa 73% do efetivo da região.

Uma nova assembleia está marcada para a tarde desta sexta-feira (16), no Espaço Cultural dos Bancários, em Curitiba (Rua Piriqui, 380). No entanto, assim como o último encontro na terça-feira (13), a assembleia terá apenas caráter informativo para os trabalhadores e não haverá temas em votação.

A paralisação também ocorre no interior do estado. Na região de Apucarana, cerca de 85% dos bancários não estão trabalhando, segundo o sindicato. Em Toledo e região, a categoria afirma que a adesão à greve é de 100% nas agências.

Impasse

Segundo o sindicato, os bancários aguardam posicionamento da Fenaban para a retomada das negociações.

A categoria reivindica reajuste salarial de 16%, mas as instituições ofereceram 5,5%, mais um abono de R$ 2.500 que não será incorporado ao salário.

Consumidor

Apesar da greve dos bancários, os prazos de vencimento de faturas, boletos bancários e outros tipos de cobrança continuam valendo. Os consumidores que não querem pagar juros e multa devem usar os caixas eletrônicos ou canais de atendimento pela internet para pagar suas dívidas, orienta o Procon-PR. A mesma dica vale para as pessoas jurídicas.

Para quem não é cliente de nenhuma agência, a alternativa é entrar em contrato com o credor e negociar outras formas e lugares alternativos para o pagamento, como Casas Lotéricas e a própria sede da empresa. De acordo com o Procon-PR, os consumidores devem anotar os números de protocolo de atendimento para que possam reclamar caso o credor não ofereça opções de lugares para quitar a dívida.

O Procon-PR afirma que os canais de autoatendimento devem continuar funcionando normalmente, por isso não é necessário tirar dinheiro imediatamente. Mas, em greves anteriores, já aconteceram casos isolados de falta de envelopes para depósito e dinheiro em caixas eletrônicos.

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