A combinação de início do mês, época de pagar as contas, com a greve dos bancos, que teve início nesta terça-feira (6), aumentou o movimento das lotéricas em Curitiba. Além dos clientes que procuram os estabelecimentos para essa finalidade, as casas passaram a receber pessoas para realizar outras operações, como saques e pagamento de boletos.
No início da tarde, a fila da lotérica A Municipal, próxima à Praça Carlos Gomes, no Centro, chegava até a calçada. A gerente, Miriele Portela, conta que um dos motivos para a alta é a “descoberta” de que as casas podem prestar outros serviços, como depósitos em contas da Caixa e o pagamento de boletos de outros bancos, até o limite de R$ 700.
“Com a greve, o movimento deve ser todos os dias assim. Mas é muito comum que as pessoas se confundam quanto ao que pode ou não ser feito nas lotéricas”, disse ela. Nos estabelecimentos, por exemplo, não é possível realizar saques sem o cartão da Caixa, pagar boletos após a data de vencimento de outros bancos ou os boletos da Caixa acima dos R$ 2.000.
Uma das atendentes da Lotérica Comendador, no Centro, lembra os consumidores que a paralisação dos bancários não muda os procedimentos realizados pelas casas. “Passado o início do mês, os próximos dias vão ser mais complicados, porque nós continuamos oferecendo os mesmos serviços”, afirma.