A greve dos funcionários da Caixa Econômica Federal será mantida por tempo indeterminado em Curitiba e região metropolitana. Isso porque não houve votação de nenhuma proposta da instituição bancária na assembleia dos trabalhadores realizada por volta das 18h30 desta terça-feira (13).
Os trabalhadores esperavam votar alguma proposta da reunião entre a Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf) e os representantes do banco, que começou por volta das 15 horas, em Brasília. No entanto, não houve acordo até o momento da assembleia. A paralisação dos bancários da Caixa chegou ao 20º dia nessa terça-feira.
De acordo com o balanço feito pelo Sindicato dos Bancários de Curitiba e Região, 50 das 51 agências da Caixa da capital e da RMC estavam fechadas nessa terça-feira. O sindicato não tinha informações sobre a agência de Rio Negro, por isso essa não foi contabilizada.
Entre as principais reivindicações dos bancários da Caixa está a igualdade entre todos os colaboradores. Segundo o sindicato, os bancários que foram contratados depois de 1998 não têm os mesmos benefícios.
Além disso, pedem mais contratações e uma negociação diferenciada da Participação nos Lucros e Resultados (PLR). Os trabalhadores da Caixa pedem PLR maior do que aquela acordada com o restante da categoria, pois a previsão é de que o lucro da Caixa seja menor em 2009, dessa forma não alcançaria o que será obtido por funcionários de outras instituições.