O resultado no Brasil foi o pior das unidades latino-americanas do banco.| Foto: Daniel Castellano / AGP/Daniel Castellano / AGP

Pressionado por um processo de reestruturação que se arrastou por mais um ano e provisões adicionais para crédito, o HSBC Brasil amargou prejuízo antes de impostos de US$ 247 milhões (mais de meio bilhão de reais) em 2014, revertendo lucro de US$ 351 milhões em 2013. O resultado foi o pior das unidades latino-americanas e vem a reboque do encolhimento da carteira de crédito e o fechamento de 21 agências no país.

CARREGANDO :)

O ambiente econômico desfavorável e a sequência de ajustes realizados na filial brasileira pesaram no desempenho do ano passado, segundo o HSBC. A readequação da rede, porém, é necessária, segundo o banco, para garantir a sustentabilidade dos seus negócios no longo prazo. “A desaceleração da economia brasileira explica muito dessa fraqueza”, afirma o HSBC, conforme balanço divulgado ontem, em Londres.

Publicidade

Como consequência, o banco fechou no vermelho na maioria dos segmentos em que atua e sua carteira de crédito encolheu enquanto seus pares nacionais cresceram, a despeito de um cenário econômico difícil.