• Carregando...

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, anunciou neste domingo que seu governo vai criar um "novo imposto de 33,3% sobre a extração" de petróleo para os consórcios que exploram o setor na Faixa Petrolífera do Orinoco, no sudeste do país.

- Vamos criar um novo imposto do petróleo chamado imposto pela extração, equivalente a um terço, quer dizer, 33,3% - afirmou Chávez em seu programa dominical de rádio e TV, o "Alô Presidente". Segundo ele, o novo imposto deve gerar uma arrecadação anula de US$ 885 milhões de dólares.

Ele também afirmou que pretende aumentar de 34% para 50% o Imposto de Renda destas mesmas empresas. De acordo com Chávez, atualmente os quatro consórcios que operam na Faixa do Orinoco "produzem cerca de 620 mil barris diários".

Na região, que tem reservas de 235 bilhões de barris de petróleo operam quatro associações estratégicas de empresas transnacionais com a estatal de petróleo de Venezuela, a PVDSA, que tem participação igual ou menor a 40%, segundo dados oficiais. Esses consórcios são Sincor (Total, PDVSA, Statoil), Hamaca (ConocoPhillips-Chevron- PDVSA), Cerro Negro (Exxon-PDVSA-BP) e Petrozuata (ConocoPhillips- PDVSA).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]