Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Combustível

IFC oferece financiamento para projeto de etanol no Brasil

A IFC (Corporação Financeira Internacional, na sigla em inglês), braço do Banco Mundial para o setor privado, informou na quinta-feira que pretende oferecer 35 milhões de dólares para financiar uma joint venture latino-americana na produção de etanol e açúcar no Brasil.

A usina Vale do Paraná, localizada em Suzanópolis (SP), é um projeto ``greenfield'' com um investimento previsto em 103 milhões de dólares, segundo nota divulgada pela IFC.

O projeto foi anunciado no dia em que o presidente dos EUA, George W. Bush, começa uma viagem pela América Latina, cuja primeira escala é em São Paulo. O maior objetivo da visita é promover uma cooperação em etanol com o Brasil, ampliando o mercado exportador para o biocombustível e reduzir a dependência de petróleo na região.

``Esse investimento é importante porque é estratégia da IFC dar apoio ao setor de energia renovável no Brasil e esse é o primeiro investimento no setor sucroalcooleiro brasileiro feito através de uma joint venture de companhias latino-americanas'', disse Atul Mehta, diretor da entidade para a América Latina e o Caribe.

Estados Unidos e Brasil respondem por mais de 70 por cento da produção mundial de etanol. Os EUA usam o milho como matéria-prima, enquanto o Brasil utiliza a cana-de-açúcar a custos mais baixos.

A Vale do Paraná é uma joint venture da Unialco S.A. do Brasil, da Inversiones Manuelita S.A., da Colômbia, e Pantaleon Sugar Holdings, da Guatemala, segundo a IFC.

A usina processará 2 milhões de toneladas de cana, com produção de 90 mil metros cúbicos de etanol e 141 mil toneladas de açúcar por ano, criando mil empregos diretos, segundo o banco.

A produção de etanol no Brasil deve crescer em 2007/08 para mais de 20 bilhões de litros, contra 17,7 bilhões na temporada anterior.

O país é o maior exportador de etanol, com os EUA respondendo por pouco mais da metade dos 3,5 bilhões de litros embarcados em 2006, apesar da tarifa de importação de 54 por cento sobre o produto brasileiro.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.