A resolução da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) que determina que as companhias aéreas informem aos passageiros o índice de atraso e cancelamento dos voos entra em vigor a partir de segunda-feira.
Pela Resolução 218 da Anac, de fevereiro de 2012, as empresas aéreas são obrigadas a prestar informações nos canais de compra sobre o índice de atrasos e cancelamentos de voos registrados no mês anterior, mesmo quando ofertados por parceiros, como agências de viagens. Esses dados devem ser solicitados pelos passageiros que adquirirem o bilhete por telefone ou pessoalmente.
A Anac considera que a resolução trará mais transparência e permitirá que o passageiro possa analisar o histórico dos porcentuais de atrasos e cancelamentos do voo antes de concluir a compra do bilhete.
A Fundação Procon-SP, órgão vinculado à Secretaria da Justiça e da Defesa da Cidadania, promete fazer o monitoramento nos sites das empresas aéreas sobre o cumprimento da resolução.
Os dados sobre atraso iguais ou superiores a 30 minutos e iguais ou superiores a 60 minutos podem também ser acessados no site da Anac, no endereço: http://www2.anac.gov.br/percentuaisdeatraso.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast