• Carregando...

O índice de atividade do setor manufatureiro dos Estados Unidos caiu em novembro para seu menor patamar desde a recessão de 1981-1982 e os gastos com construção mergulharam em outubro, mostraram dados divulgados nesta segunda-feira, aumentando os temores de um declínio econômico prolongado.

Os relatórios estimularam as expectativas de que o Federal Reserve possa cortar neste mês a taxa básica de juro dos EUA em cerca de 0,50 ponto percentual para 0,50 por cento. Esse seria o menor patamar da taxa desde meados de 1954.

Um quadro econômico igualmente pessimista surgiu na Europa, onde indústrias ao redor do continente registraram seus piores desempenhos em novembro desde que a pesquisas do setor começaram a ser realizadas há mais de 10 anos. Na China, a atividade manufatureira caiu em novembro, refletindo a queda das encomendas.

O Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) afirmou que seu índice que mede a atividade industrial nacional dos EUA recuou para 36,2 em novembro frente os 38,9 em outubro. Foi o menor nível desde 1982 e abaixo da previsão dos economistas de 37,0 pontos.

"Fraquíssimos dados de outros índices manufatureiros em todo mundo hoje --na China e principalmente na Europa-- enfatizam a profundidade da crise global", afirmou Nigel Gault, economista-chefe da IHS Global Insight.

"O relatório da ISM é consistente com outros indicadores econômicos que mostram a economia se contraindo a uma taxa expcionalmente rápida."

As bolsas de valores norte-americanas aprofundaram as suas perdas após os dados, enquanto que o dólar devolvia seus ganhos frente ao euro. Os preços dos títulos do governo norte-americano saltavam com sinais de que a a perspectiva econômica impulsionou a procura por ativos seguros.

O chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, irá falar ainda nesta segunda-feira, seguido do secretário do Tesouro, Henry Paulson, e investidores e analistas estão esperando que eles apontem para alguma direção da política monetária e dos programas que podem ser lançados para impulsionar o setor financeiro e a economia como um todo.

Ressaltando o aprofundamento da crise econômica norte-americana, o indicador de inflação do relatório da ISM caiu para o menor patamar em quase seis décadas, com a queda da demanda enfraquecendo os preços das commodities, particularmente do petróleo.

O índice de novas encomendas caiu para o menor patamar desde 1980, recuando para 27,9 em novembro frente aos 32,2 pontos em outubro. A medida abaixo de 50 pontos indica uma contração do setor.

O item de preços pagos caiu para o menor nível desde 1949, recuando para 25,5 em novembro, ante 37,0 em outubro. O índice atingiu um pico de 91,5 em junho. O indicador de emprego caiu para o menor nível desde 1991, recuando para 34,2 frente aos 34,6 em outubro.

"A economia entrou em uma recessão feia. Contra este cenário, nos esperamos que o Fed corte a meta da taxa de juro para 0,50 por cento em 16 de dezembro", afirmou Harm Bandholz, um economista da UniCredit Markets and Investment Banking.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]