O índice de atividade do setor manufatureiro dos Estados Unidos caiu em novembro para seu menor patamar desde a recessão de 1981-1982 e os gastos com construção mergulharam em outubro, mostraram dados divulgados nesta segunda-feira, aumentando os temores de um declínio econômico prolongado.
Os relatórios estimularam as expectativas de que o Federal Reserve possa cortar neste mês a taxa básica de juro dos EUA em cerca de 0,50 ponto percentual para 0,50 por cento. Esse seria o menor patamar da taxa desde meados de 1954.
Um quadro econômico igualmente pessimista surgiu na Europa, onde indústrias ao redor do continente registraram seus piores desempenhos em novembro desde que a pesquisas do setor começaram a ser realizadas há mais de 10 anos. Na China, a atividade manufatureira caiu em novembro, refletindo a queda das encomendas.
O Instituto de Gestão do Fornecimento (ISM, na sigla em inglês) afirmou que seu índice que mede a atividade industrial nacional dos EUA recuou para 36,2 em novembro frente os 38,9 em outubro. Foi o menor nível desde 1982 e abaixo da previsão dos economistas de 37,0 pontos.
"Fraquíssimos dados de outros índices manufatureiros em todo mundo hoje --na China e principalmente na Europa-- enfatizam a profundidade da crise global", afirmou Nigel Gault, economista-chefe da IHS Global Insight.
"O relatório da ISM é consistente com outros indicadores econômicos que mostram a economia se contraindo a uma taxa expcionalmente rápida."
As bolsas de valores norte-americanas aprofundaram as suas perdas após os dados, enquanto que o dólar devolvia seus ganhos frente ao euro. Os preços dos títulos do governo norte-americano saltavam com sinais de que a a perspectiva econômica impulsionou a procura por ativos seguros.
O chairman do Federal Reserve, Ben Bernanke, irá falar ainda nesta segunda-feira, seguido do secretário do Tesouro, Henry Paulson, e investidores e analistas estão esperando que eles apontem para alguma direção da política monetária e dos programas que podem ser lançados para impulsionar o setor financeiro e a economia como um todo.
Ressaltando o aprofundamento da crise econômica norte-americana, o indicador de inflação do relatório da ISM caiu para o menor patamar em quase seis décadas, com a queda da demanda enfraquecendo os preços das commodities, particularmente do petróleo.
O índice de novas encomendas caiu para o menor patamar desde 1980, recuando para 27,9 em novembro frente aos 32,2 pontos em outubro. A medida abaixo de 50 pontos indica uma contração do setor.
O item de preços pagos caiu para o menor nível desde 1949, recuando para 25,5 em novembro, ante 37,0 em outubro. O índice atingiu um pico de 91,5 em junho. O indicador de emprego caiu para o menor nível desde 1991, recuando para 34,2 frente aos 34,6 em outubro.
"A economia entrou em uma recessão feia. Contra este cenário, nos esperamos que o Fed corte a meta da taxa de juro para 0,50 por cento em 16 de dezembro", afirmou Harm Bandholz, um economista da UniCredit Markets and Investment Banking.
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Doações dos EUA para o Fundo Amazônia frustram expectativas e afetam política ambiental de Lula
Painéis solares no telhado: distribuidoras recusam conexão de 25% dos novos sistemas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast