Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
IPCA

Inflação oficial mostra queda de preços em Curitiba e região

A inflação oficial, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), aponta uma queda de preços em Curitiba e região metropolitana no mês de junho. A taxa teve variação negativa de 0,01% em comparação com o mês anterior, quando houve alta 0,30%. Os dados foram divulgados nesta sexta-feira (6) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A desaceleração do índice em Curitiba e região foi puxada principalmente pelos grupos de Transportes e Educação, que apresentaram quedas inflacionárias de 1,69% e 0,06, respectivamente.

Por outro lado, os preços ficaram mais altos nas áreas de alimentos e bebida, com inflação de 0,69%; e de comunicação, com alta de 0,15%. Entre os alimentos que ficaram mais caros, estão a batata inglesa (14,62%) e o fermento (9,42%). Desde o início de 2013, o ramo de alimentos e bebidas acumula alta de 4,77%.

Incluídos os dados de junho, a inflação oficial em Curitiba e região tem alta de 2,42% neste ano e de 6,11% nos últimos 12 meses, ficando dentro do teto da meta estabelecido pelo governo (6,5%).

Brasil

Com a desaceleração mais acentuada dos alimentos, o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), índice oficial de inflação do governo, subiu 0,26% em junho, abaixo do mês anterior, quando havia atingido 0,37%.

A inflação nos últimos 12 meses, no entanto, ficou em 6,7%, estourando o teto da meta do governo, de 6,5%. No mês anterior, o acumulado em 12 meses havia ficado exatamente igual à meta, em 6,5%.

O aumento de preços está no centro da preocupação do governo. A alta acumulada no ano até junho é de 3,15%.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.