O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) sofreu elevação em maio e fechou o mês com taxa de 0,60%, conforme dados divulgados nesta quarta (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em abril, o resultado havia sido de 0,55%. O INPC mede a inflação nos gastos de famílias com renda mensal até seis salários mínimos.
De acordo com o levantamento, no ano o INPC acumula alta de 2 32%, abaixo do resultado verificado no mesmo período do ano anterior (3,32%). Nos últimos 12 meses, a elevação acumulada é de 5,45%, resultado inferior ao apurado nos 12 meses imediatamente anteriores (5,83%). Em maio de 2008, o INPC foi de 0,96%.
A maior variação no mês foi registrada em Goiânia (1,50%), influenciada pela alta das tarifas de ônibus urbanos (8,70%). Em Belém, não houve variação.
O IBGE coleta os preços para o cálculo do índice em Curitiba, São Paulo, Belém, Recife, Brasília, Goiânia, Salvador, Fortaleza no Rio de Janeiro, em Porto Alegre e Belo Horizonte. A taxa de maio foi calculada com base nos preços observados entre 29 de abril e 29 de maio e comparados aos vigentes entre 28 de março e 28 de abril.
Vai piorar antes de melhorar: reforma complica sistema de impostos nos primeiros anos
Nova York e outros estados virando território canadense? Propostas de secessão expõem divisão nos EUA
Ação sobre documentos falsos dados a indígenas é engavetada e suspeitos invadem terras
“Estarrecedor”, afirma ONG anticorrupção sobre Gilmar Mendes em entrega de rodovia
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast