Uma agência da ONU anunciou nesta terça-feira (25) que o mundo já possui quase 3 bilhões de usuários na internet - cerca de 40% da população mundial.
Segundo o relatório anual divulgado pela ITU (União Internacional de Telecomunicações, na sigla em inglês), o número de pessoas conectadas cresceu 6,6% em 2014, impulsionado principalmente por países em desenvolvimento, onde dobrou nos últimos cinco anos. Em 2009, a quantidade de usuários da internet era de 2 bilhões.
A pesquisa atesta, entretanto, que mais de 4 bilhões de habitantes do planeta ainda não têm acesso à internet. Na África, continente com a menor quantidade de usuários, apenas 19% da população utiliza a web.
No começo do mês, a ITU anunciou o programa Connect 2020 Agenda, por meio do qual pretende inserir mais 1,5 bilhão de pessoas no mundo online até o final desta década.
Grandes empresas do mundo da tecnologia também têm divulgado iniciativas com relação à inclusão digital. Facebook, Nokia e Samsung, por exemplo, fazem parte do Internet.org, parceria que tem como objetivo buscar soluções para levar a internet à áreas remotas.
No ano que vem, o Facebook deve começar a testar drones dotados de equipamento de transmissão de dados que trabalhariam com esse intuito.
Também em 2015, o Google pode começar a lançar o seu projeto de internet por balões, o Loon, que teve uma sessão de testes no Piauí em junho deste ano.
Fuga de dólares reflete maior desconfiança em relação à economia brasileira
Saiba quais são as cinco crises internacionais que Lula pode causar na presidência do Brics
A idade mínima subiu: saiba as regras para se aposentar em 2025
Elon Musk está criando uma cidade própria para abrigar seus funcionários no Texas
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast