Acesso gratuito à internet no Afonso Pena deve melhorar a partir de junho, segundo a Infraero.| Foto: Ivonaldo Alexandre/Gazeta do Povo

O Afonso Pena, na Grande Curitiba, foi o terceiro aeroporto mais bem avaliado pelos passageiros, segundo pesquisa trimestral da Secretaria de Aviação Civil. Numa escala de 1 a 5, recebeu a nota 4,29 dos 13.384 usuários entrevistados nos 15 principais aeroportos do país, ficando acima da média geral (4,07). O terminal, localizado em São José dos Pinhais, ficou atrás no ranking de satisfação apenas dos aeroportos de Viracopos, em Campinas (nota 4,38), e de Recife (4,32).

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Embora venha subindo sua pontuação a cada pesquisa (no primeiro trimestre de 2014, a nota havia sido 4,04, por exemplo), o Afonso Pena precisa melhorar muito no quesito “qualidade da internet – wi-fi”, segundo revela o resultado do levantamento. Dos 48 indicadores da pesquisa, o acesso à internet móvel no terminal curitibano foi o serviço pior avaliado pelos usuários, com nota 2,03. Apenas o aeroporto de Cuiabá recebeu mais críticas, com 1,97. Já Campinas foi o mais elogiado, com pontuação de 4,05.

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Procurada pela reportagem, a Infraero informa que a rede wi-fi gratuita do Afonso Pena está restrita às salas de embarque e funciona 24 horas, com velocidade de 1 mbps, por meio de uma parceria com empresas de telefonia. “O passageiro realiza um cadastro obrigatório com dados pessoais e cria um login com senha”, explica a Infraero, em nota. O sinal não é ofertado nas áreas públicas do aeroporto.

Segundo a estatal, a intenção é universalizar a infraestrutura de wi-fi e reforçar a cobertura a partir do mês que vem. Para isso, foi “contratada a empresa Linktel Telecomunicações do Brasil Ltda, via pregão público, para oferecer internet sem fio na modalidade paga e gratuita no Afonso Pena”. “Essa nova oferta está prevista para começar em junho de 2015”, segundo a nota.

Bem avaliado

O aeroporto da Grande Curitiba se destacou em outras categorias, obtendo oito primeiros lugares e ficando entre os três primeiros em 32 itens. Destaques para a cordialidade dos funcionários da imigração (nota 4,80) e do check-in (4,79); o tempo de fila no check-in (4,77); disponibilidade de táxi (4,74); e disponibilidade de carrinho de bagagem (4,70).

O Afonso Pena ainda ficou devendo nos seguintes quesitos: valor de produtos nas lanchonetes/restaurantes (2,51); e de produtos comerciais (3,04); além de disponibilidade de bancos/caixas eletrônicos/casa de câmbio (3,20).

Em 2014, 7,3 milhões de passageiros passaram pelo Afonso Pena, que registrou 78,7 mil movimentações no ano, entre pousos e decolagens. De acordo com a pesquisa, os 15 aeroportos que compõem o universo do levantamento da SAC respondem por 80% da movimentação aérea do país.

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Cordialidade dos funcionários do aeroporto: nota 4,46 (3º lugar geral).
Instalação dos estacionamentos de veículos: nota 4,49 (2º lugar geral).
Tempo de fila no check-in (autoatendimento): nota 4,77 (4º lugar geral).
Tempo de fila no check-in (guichê): nota 4,79 (2º lugar geral).
Painéis de informação de voo: nota 4,18 (5º lugar geral).
Disponibilidade de carrinhos de bagagem: nota 4,70 (2º lugar geral).
Disponibilidade de táxi: nota 4,74 (1º lugar geral).