Bill Gross, um dos maiores investidores do mundo e gestor no Janus Capital Group, disse que a economia global está “perigosamente perto do crescimento deflacionário”.
Uma vez que haja um “indício de deflação, as coisas tendem a reverter e ir mal”, disse Gross. O executivo observou também que o CRB Commodity Index — de preços de commodities — não está apenas em uma baixa cíclica, mas sim em nível inferior ao registrado no início da crise de 2008.
Mercado de trabalho nos EUA gera 215 mil novas vagas em julho
Taxa de desemprego se mantém em 5,3%, menor nível em sete anos
Leia a matéria completaOs mercados de commodities contam uma história ainda mais real do que está acontecendo na economia porque eles estão sujeitos ao efeito, em tempo real, da relação oferta e demanda, afirma Gross. Petróleo e metais despencaram enquanto a economia da China tem desacelerado, e os excedentes em diversos mercados derrubaram ainda mais os preços.
O alerta sobre deflação pode soar estranho no Brasil, onde o Banco Central batalha para levar o IPCA para a meta no ano que vem. No entanto, na maior parte dos países desenvolvidos, os índices estão baixos desde a crise de 2008.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast