Durante seis anos, o empresário André Gabriel investiu boa parte das suas economias na bolsa de valores – e ganhou, segundo ele mesmo, muito dinheiro. Mas no começo do ano, antes, portanto, da crise que derrubou as bolsas do mundo todo, ele resolveu mudar de investimento e apostar no varejo. "Muitos amigos me perguntaram se eu tinha bola de cristal, se adivinhei. Mas, na verdade, há muito tempo eu já lia e ouvia os especialistas falarem que a bolsa estava muito aquecida e que, uma hora, isso ia estourar. Então, achei que era hora de investir de outra forma."

CARREGANDO :)

André não tem dúvida de que todas as informações que tinha sobre a situação do mercado – vindas de jornais, revistas, sites e consultores – foram fundamentais na decisão. "Poderia até não ter dado certo, porque havia previsões de que a bolsa ia chegar aos 80 mil pontos. Mas estou feliz, muito feliz com a decisão. Agora, como empresário, estou enfrentando a crise com otimismo."

Hoje André tem uma franquia de roupa íntima masculina e mantém um volume bem menor de dinheiro na bolsa. Mas, nem por isso, a rotina mudou. "Leio tudo que cai na minha mão. Sou viciado em informações econômicas", diz. "Às vezes acordo até de madrugada para acompanhar o movimento das bolsas na Ásia", conta André, um "especulador" confesso. (CS)

Publicidade