Todo mundo quer aumento de salário, mas não só a custa de gastos públicos, empregados da iniciativa privada também fazem a mesma reivindicação. O país está crescendo, se vive um bom momento, mas a crise espreita: investimentos estrangeiros no Brasil têm diminuído drasticamente.
Ontem (25), o Banco Central divulgou um dado preocupante sobre investimento direto, que é aquele feito no setor produtivo. Esse ano como é bom para o Brasil que está crescendo, esperava-se que tivesse mais investimentos estrangeiros vindo para cá. Porém houve queda de 55% em abril desse ano comparado ao mesmo mês do ano passado que foi um ano de crise. No acumulado do ano, a queda do investimento direto foi de 20%. Esse dinheiro é bom porque é feito em empresas, fábricas e gera empregos, não vai só para a bolsa ou para o setor de dívida pública.
A bolsa está sentido fortemente os efeitos da crise. Hoje (26), a bolsa está bem, estão subindo por estarem animadas com o crescimento na China, mas ontem foi um dia péssimo e têm tido mais dias ruins do quem bons nos últimos tempos. O Brasil acumulou, só nesse mês, uma queda de 18% na bolsa de valores e se comparar com o pico do ano que foi no dia 6 de janeiro, a queda é de 28%. Percebe-se que o agravamento da crise na Europa faz estragos no Brasil também.