Curitiba e região metropolitana tiveram a segunda menor alta da inflação oficial em março, entre 11 capitais pesquisadas. O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) fechou em 0,34% na capital paranaense, sendo mais alto apenas que o do Rio de Janeiro (0,27%). Os dados foram divulgados nesta quarta-feira (10) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O IPCA de Curitiba ficou abaixo da média nacional, que fechou em 0,47%. O aumento da inflação de março em Curitiba e região também foi menor do que o de fevereiro (0,47%). A inflação acumulada no ano chega a 1,49% e, nos últimos 12 meses, atinge 6,44%.
Em Curitiba, os itens que mais impactaram em março foram educação (0,71%), habitação (0,62%) e alimentação e bebidas (0,61%). Houve retração nas despesas pessoais (0,71%) e saúde e cuidados pessoais (0,4%).
Dados nacionais
O (IPCA) registrou inflação de 0,47% em março deste ano. A taxa é inferior à de fevereiro (0,60%), mas, no acumulado de 12 meses, atinge 6,59% e supera o teto da meta estipulada pelo governo (6,50%). Em março do ano passado, a taxa havia sido 0,21%. No ano, a inflação acumulada chega a 1,94%.
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast