Passagens aéreas ficam 10,85% mais baratas e freiam IPCA
As tarifas de passagens aéreas apresentaram redução de 10,85% em maio, o que resultou no principal impacto negativo na inflação de 0,36% apurada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) do mês
A inflação medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) ficou em 0,36% no mês de maio ante uma variação de 0,64% em abril, informou nesta quarta-feira (6) o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Como resultado, a inflação acumulada nos últimos 12 meses caiu de 5,10% para 4,99%, a menor registrada desde setembro de 2010, quando ficara em 4,7%. Já a inflação acumulada apenas neste ano é de 2,24%, enquanto em maio do ano passado esse indicador havia ficado em 3,71%
O resultado ficou abaixo do piso do intervalo das estimativas de analistas ouvidos pelo AE Projeções, que iam de uma taxa de 0 37% a 0,47%, com mediana de 0,42%. Até maio, o IPCA acumula altas de 2,24% no ano e de 4,99% nos últimos 12 meses.
Já o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) subiu 0,55% em maio, após ter registrado alta de 0,64% em abril. Com o resultado, o índice acumulou alta de 2,29% em 2012 e de 4,86% nos 12 meses encerrados em maio. O INPC mede a variação dos preços para as famílias com renda de um a cinco salários mínimos.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e aliados criticam indiciamento pela PF; esquerda pede punição por “ataques à democracia”
A gestão pública, um pouco menos engessada
Projeto petista para criminalizar “fake news” é similar à Lei de Imprensa da ditadura
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast