A Receita Federal divulgou, nesta sexta-feira (16), nota oficial informando que o governo reduziu de 15% para 7,5% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) dos veículos "off road" (fora de estrada). A Receita não informou, no entanto, quais tipos de marcas de veículos "off road" se enquadram na nova alíquota. A assessoria da Receita informou que a medida se refere a jipes.
A nova redução do IPI foi publicada em decreto presidencial 6 743, publicado nesta sexta-feira no Diário Oficial da União. Segundo a nota da Receita, o decreto contempla os veículos fora de estrada que não tinham sido abrangidos pela política de estímulo ao setor automotivo anunciada pelo governo federal no final do ano passado.
Com o pacote de dezembro, complementado nesta sexta-feira, os carros populares (de até 1.000 cilindradas) tiveram a alíquota do IPI reduzida de 7% para zero. Os modelos médios, com motor entre 1 000 e 2.000 cilindradas, tiveram a alíquota reduzida de 13% para 6,5% (modelos a gasolina) e de 11% para 5,5% (nos modelos flex e a álcool). A redução vale até o dia 31 de março.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast