Menos de um mês após ter concedido férias coletivas a seus funcionários, o grupo francês PSA Peugeot Citroën anunciou nesta sexta-feira (16) que vai estender a suspensão temporária de sua produção em Porto Real, região sul do Estado do Rio, por um mês, a partir de 26 de janeiro. A medida envolve os 2,6 mil empregados que retornaram ao trabalho no dia 5 de janeiro, depois de paralisarem a produção desde 8 de dezembro.
Há ainda 700 trabalhadores do terceiro turno que também participaram da primeira suspensão de atividades no início de dezembro, mas que permanecerão em casa até meados de abril. Por meio de comunicado, a montadora francesa informou que as férias coletivas fazem parte do esforço para manter o quadro de pessoal.
"Apesar do resultado do mercado de veículos ter ficado positivo no acumulado de 2008 em comparação com 2007, no momento atual, é sensível a queda observada nos últimos meses do ano, em função da crise financeira mundial, que tem influência direta no futuro do setor automotivo", informou a PSA. No ano passado, a montadora produziu 142.922 veículos, diante das 114.507 unidades de 2007.
Mesmo com crescimento de 24,8% na produção da PSA no acumulado de 2008, a empresa informa que registrou queda em suas vendas de 25% em novembro em relação ao mês anterior. Em dezembro, o recuo foi de 20%. Por causa desse desempenho, a empresa informou que os seus estoques estão "muito superiores ao normal".
Ainda no comunicado, a PSA destaca as medidas de apoio do governo para estimular a indústria automotiva, como a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), que podem contribuir para amenizar a situação. No entanto, a montadora considera que "o mercado interno ainda continua com um desempenho muito inferior ao esperado".