Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
política econômica

Irritado com noticiário de sua saída, Levy diz que segue agenda normal

Levy foi derrotado dentro do governo na discussão da meta fiscal de 2016 | Marcelo Camargo/Agência Brasil
Levy foi derrotado dentro do governo na discussão da meta fiscal de 2016 (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Irritado com o noticiário dos jornais desta quarta-feira (16), indicando que ele já definiu sua saída do governo, o ministro Joaquim Levy (Fazenda) disse em tom de desabafo a interlocutores nesta manhã: “Eu continuo alheio a este folhetim de Brasília e sigo minha agenda normal de trabalho”.

Durante a conversa, ele afirmou também: “Eu trabalhei ontem [terça-feira] até tarde, estou saindo agora cedinho para um café da manhã com embaixadores latino-americanos, estou seguindo minha vida para tentar mudar as coisas”.

Ao finalizar a conversa, o ministro admitiu que o “dia vai ser tenso” e não escondeu sua contrariedade com a decisão do governo que reduziu a meta de superávit primário de 0,7% para 0,5% do PIB (Produto Interno Bruto), com um mecanismo que permite abater investimentos do governo. Com isto, na prática, a meta pode ser de zero.

De saída

Dentro de sua equipe, porém, o clima é mesmo de final de gestão. Assessores não escondem que já estão procurando se reposicionar no mercado por avaliarem que o chefe não deve permanecer muito mais tempo à frente do Ministério da Fazenda.

Levy foi derrotado dentro do governo na discussão da meta fiscal de 2016. Ele já havia revelado a amigos que, se ela fosse reduzida, sua permanência no governo “perderia sentido” por acreditar que isto iria piorar a crise econômica.

Nesta terça-feira (15), durante conversa com a equipe da presidente Dilma, Levy voltou a dizer que permanecia contrário a reduzir a meta, mas ficou de refletir sobre a decisão do governo.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.