O órgão regulador do setor financeiro da Islândia (FSA, na sigla em inglês) assumiu nesta quinta-feira o controle do maior banco do país, o Kaupthung Bank, cujas ações foram suspensas na bolsa, e disse que criou um novo banco que ficará com todos os ativos domésticos e a carteira de crédito do Landsbanki Island.
A FSA disse que o novo banco estatal, New Landsbanki Island, terá um balanço patrimonial de cerca de 2,3 trilhões de coroas (US$ 20,7 bilhões). Sigrodur Elin Sigfsdottir foi escolhido executivo-chefe do novo banco. "A decisão garante a continuidade das operações bancárias para as famílias e empresas islandesas", disse FSA.
O governo da Islândia já havia injetado 500 milhões de euros no Kaupthing, que emprega 3,2 mil pessoas em todo o mundo, mas uma corrida por seus depósitos no Reino Unido, bem como o colapso de sua unidade Kaupthing Singer & Friedlander, deixaram a instituição financeira numa situação insustentável.
Com o anúncio desta quinta do controle pela FSA, todo o conselho de diretores pediu demissão. A instituição ficará sob a direção de um comitê que tem como objetivo estabilizar o sistema financeiro local.
A FSA disse que todos os depósitos domésticos estarão completamente garantidos e que as agências abrirão normalmente. As informações são da Dow Jones.
Julgamento do Marco Civil da Internet e PL da IA colocam inovação em tecnologia em risco
Militares acusados de suposto golpe se movem no STF para tentar escapar de Moraes e da PF
Uma inelegibilidade bastante desproporcional
Quando a nostalgia vence a lacração: a volta do “pele-vermelha” à liga do futebol americano
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast