O mercado acionário brasileiro fechou com valorização nesta terça-feira (3), depois de seguir o comportamento do exterior no início no dia, quando o índice Ibovespa, referência para o mercado nacional, chegou a operar em baixa. A preocupação internacional se justificava por resultados negativos de grandes bancos.

CARREGANDO :)

No fim do dia, porém, o principal índice de ações do Brasil teve alta de 1,78%, para 62.643 pontos. O volume negociado no dia foi alto, de quase R$ 6,6 milhões, acima da média das últimas semanas. Com os ganhos desta terça-feira, a valorização da Bovespa no ano está em 66,82%.

Balanços

Publicidade

Preocupações sobre o setor financeiro minaram o humor de investidores nas praças internacionais, contaminando a abertura da bolsa brasileira. No Brasil, entretanto, o setor financeiro esteve representado entre as ações mais valorizadas, com os papéis Itau S.A. e Itaú Unibanco com ganhos de cerca de 5%.

O Itaú Unibanco registrou lucro líquido acima de R$ 2,2 bilhões no terceiro trimestre de 2009, acima das expectativas do mercado financeiro. A ação da petroquímica Braskem subiu mais de 5% depois que a empresa divulgou que saiu do prejuízo no terceiro trimestre deste ano.

O Bradesco informa seu resultado na quarta-feira e o Banco do Brasil, na próxima semana. A siderúrgica CSN, que divulga seu resultado ainda nesta terça-feira, terminou em alta de 0,51%.

A melhora das matérias-primas também levou à reversão da queda da petrolífera Petrobras e da mineradora Vale. Isso ajudou o mercado brasileiro a se desvencilhar das perdas registradas em Nova York e também na Europa, onde as bolsas de Frankfurt, Paris e Londres caíram mais de 1%.

Publicidade