Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Consumidor

Justiça apura tarifa de cadastro no crédito de veículo

Dez instituições financeiras foram notificadas pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça (MJ) devido a denúncias de consumidores sobre cobrança abusiva da tarifa de cadastro para abertura de crédito na aquisição de veículos automotores. A decisão foi anunciada nesta segunda-feira em nota divulgada pela assessoria de comunicação do MJ.

Segundo a nota, receberam a notificação as seguintes instituições: Banco do Brasil, Itaú, Bradesco, Votorantim, Volkswagen, Gmac S.A., HSBC, Safra, Honda e Santander. Foi aberto prazo de dez dias, a contar do recebimento da notificação na última sexta-feira, para que sejam apresentados esclarecimentos ao Departamento de Proteção de Defesa do Consumidor (DPDC), do MJ. O governo quer explicações, entre outros pontos, sobre as situações em que a cobrança é feita e de que forma a tarifa é cobrada.

O Ministério da Justiça explica que a resolução 3919 do Banco Central estabelece que a tarifa de cadastro pode ser cobrada no início da relação com o cliente para a prestação de serviços por parte de instituições financeiras.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.