Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Energia

Justiça nega pedido da usina Santo Antônio e mantém regra do governo

A Justiça negou na tarde desta quarta-feira (15) o pedido da usina Santo Antônio de derrubar uma regra imposta pelo governo que vem causando prejuízos bilionários ao empreendimento.

A decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) reforça a exigência da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) que impõe metas para o funcionamento das turbinas.

Segundo a regra, a empresa precisa manter, durante 99,5% do tempo, as suas máquinas disponíveis para uso do sistema elétrico.

A usina não consegue atingir a marca e defende que esse percentual só será viável quando o empreendimento estiver completamente pronto. Ou seja, não na atual fase, de instalação de parte das turbinas.

Cálculos da própria Santo Antônio projetam um gasto extra para a obra de R$ 2,3 bilhões, até 2021, caso a regra seja mantida.

A Aneel informou, na última semana, que vai analisar o pedido de revisão feito pela usina até o fim do mês.

Até lá, qualquer pagamento decorrente da aplicação da regra fica mantido.A empresa ainda pode recorrer da decisão na Justiça, mas, por enquanto, não se manifestou.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.