Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Baixo Iguaçu

Justiça suspende construção de usina no interior do Paraná

Paralisação das obras da Usina do Baixo Iguaçu foi solicitada por duas ONGs que defendem a causa ambiental | Kiko Seirich/Arquivo WWF
Paralisação das obras da Usina do Baixo Iguaçu foi solicitada por duas ONGs que defendem a causa ambiental (Foto: Kiko Seirich/Arquivo WWF)

O Tribunal Regional Federal (TRF) da 4ª Região suspendeu nesta segunda-feira (16) a licença de instalação da usina hidrelétrica de Baixo Iguaçu, que está sendo construída entre os municípios de Capitão Leônidas Marques e Capanema, no Sudoeste do Paraná. Com isso, as obras terão de ser paralisadas.

A Justiça entendeu que a licença emitida pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) não contou com uma manifestação prévia do Instituto Chico Mendes de Conservação e Biodiversidade (ICMBio), que administra o Parque Nacional do Iguaçu.

Em primeira instância, a Justiça Federal em Francisco Beltrão havia negado a suspensão, que foi pedida pelo Centro de Estudos, Defesa e Educação Ambiental (Cedea) e pela Liga Ambiental, duas ONGs que defendem a causa ambiental. Ambas recorreram da decisão e conseguiram barrar as obras no TRF.

Para as duas organizações, a construção da usina poderá afetar o Parque Nacional do Iguaçu, onde estão localizadas as Cataratas do Iguaçu. No mês passado, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco) emitiu um relatório afirmando que o Parque Nacional do Iguaçu poderá perder o título de Patrimônio Natural da Humanidade e colocou como um dos motivos a construção da usina.

O Consórcio Geração Céu Azul, responsável pelo empreendimento, ainda não se manifestou sobre a decisão judicial.

Já o IAP informou que aguarda notificação oficial para recorrer da decisão judicial. "O órgão entende que o licenciamento ambiental do empreendimento está correto uma vez que o empreendedor está cumprindo todas as condicionantes impostas no licenciamento ambiental e o Instituto Chico Mendes (ICMBio) manifestou sua anuência com relação ao empreendimento ainda no processo de licença ambiental prévia, emitida antes da licença de instalação e primeira etapa do licenciamento ambiental do empreendimento", afirmou, em nota.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.