A diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Christine Lagarde, lamentou que suas declarações sobre os gregos que não pagam impostos tenham causado ofensa, declarou nesta quinta-feira (31) o porta-voz da entidade, Gerry Rice.
"Ela lamenta que suas declarações tenham sito mal interpretadas e tenham causado ofensa. Não foi essa sua intenção", disse Rice durante coletiva de imprensa.
Segundo o porta-voz, a diretora-gerente e o Fundo têm tido o maior respeito pela Grécia, pelo povo grego e pelos sacrifícios que muitos estão fazendo para superar a crise econômica", disse o porta-voz.
"Acredito que os gregos devem começar a se ajudar coletivamente (...) pagando seus impostos", declarou Lagarde ao jornal britânico The Guardian, em referência aos problemas de evasão fiscal que sofre o país.
"Penso mais - afirmou - nas crianças de uma pequena vila do Níger que andam duas horas por dia para chegar na escola, compartilhando uma só cadeira em três e cujo sonho é ter uma boa educação. Eu penso nisso o tempo todo, porque eu acho que eles precisam de mais ajuda do que as pessoas em Atenas".
As afirmações de Lagarde causaram indignação na Grécia e desencadearam uma enxurrada de e-mails e respostas dos políticos gregos.
O porta-voz, porém, disse que Lagarde não pensa em pedir desculpas pessoalmente ao povo grego por suas palavras.