Apesar de ter chegado ao Brasil em 2010 com foco no comércio eletrônico, a Black Friday se estendeu nos últimos anos para as lojas físicas e shoppings e já é considerada estratégica para as redes de varejo. Na manhã desta sexta-feira (27), data que marca o dia oficial da mega promoção, estabelecimentos do Centro de Curitiba amanhaceram tomados por cartazes e balões pretos – um dos símbolos da liquidação.
Vários estabelecimentos optaram por abrir as portas mais cedo e controlar a entrada de consumidores – aparentemente, no entanto, o movimento não foi grande o suficiente para causar tumultos ou formar filas nas calçadas. Nas lojas Americanas da Avenida Marechal Floriano Peixoto, em frente à Praça Carlos Gomes, a fila de clientes se estendia por todo o interior da loja – a maioria carregava produtos pequenos, como roupas e itens de decoração de Natal.
Além das lojas de maior porte, pequenos estabelecimentos, como óticas e comércios de roupas e calçados, aderiram à data.
Algumas redes, como a Pernambucanas, abrirão no domingo, a exemplo dos shoppings de Curitiba, onde as promoções se estenderão durante o fim de semana.
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