O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assumiu nesta sexta-feira a presidência temporária do Mercosul para próximos seis meses afirmando que estará empenhado em trabalhar por um bloco "cada vez mais forte, mais presente e mais atuante". O presidente brasileiro recebeu o cargo do presidente argentino Néstor Kirchner, no encerramento da 30ª Cúpula do Mercosul, realizado na cidade de Córdoba, na Argentina.
De acordo com Lula, o trabalho que realizará a frente do bloco será "sintonizado com as necessidades de nossos povos e que corresponda com as expectativas de todos os seus membros".
- A presidência pro tempore brasileira quer gerar uma efervescência positiva e dar um impulso renovado a nossos propósitos - afirmou.
Um debate amplo e profundo sobre os desafios do Mercosul foi proposto pelo presidente Lula, enquanto estiver na presidência.
- Esse debate em particular será sobre as necessidades especiais das economias menores do nosso bloco - ressaltou.
Para o presidente brasileiro, só através deste debate será possível chegar a um novo "pacto do Mercosul, que garanta o desenvolvimento equilibrado, assegurando benefícios palpáveis para todos".