O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta segunda-feira (14, durante lançamento do Gasoduto Rio de Janeiro-Belo Horizonte, em Queluzito (MG), que a Petrobras foi subestimada pelos últimos governos. Segundo ele, a estatal cresceu desde que assumiu a Presidência do país, passando a produzir mais gás e construir navios e plataformas.
"Há oito anos atrás já estava determinado pelas pessoas que governavam o país que a Petrobras não tinha gás e tinha que se contentar com o gás da Bolívia. Já estava determinado que a engenharia não tinha competência para fazer novos estaleiros e novos navios. E estava determinado que o petróleo da Petrobras estava acabando", disse.
"Veja o que aconteceu: a Petrobras que não tinha condições de fazer uma plataforma no Brasil está fazendo e 75% dos componentes da plataforma são produzidos no Brasil, gerando empregos", destacou o presidente. Lula afirmou que adotou uma política que de investimentos na Petrobras, o que fez, segundo ele, recuperou a indústria naval brasileira
"Nós resolvemos ter uma política de incentivar a Petrobras a fazer mais navios, fomentar a industria naval. Não faz 30 dias eu fui a Pernambuco inaugurar o primeiro estaleiro contratado, o primeiro navio feito no Brasil", disse.
Como o caso do monitoramento do Pix virou uma enorme derrota para o governo Lula
Big Brother tributário: revogação de norma do Pix não reduzirá fiscalização da Receita
Mesmo com vetos, Propag ainda é ótimo negócio para estados endividados
AGU age como braço jurídico do governo, mas não tem competência para processar a Meta
Reforma tributária promete simplificar impostos, mas Congresso tem nós a desatar
Índia cresce mais que a China: será a nova locomotiva do mundo?
Lula quer resgatar velha Petrobras para tocar projetos de interesse do governo
O que esperar do futuro da Petrobras nas mãos da nova presidente; ouça o podcast